Blog

Perfiloplastia

Perfiloplastia

Quando você olha no espelho, acha alguma assimetria que poderia melhorar?

Saiba que não é preciso mais buscar o melhor ângulo para a fotografia. Por meio da perfiloplastia, é possível melhorar a harmonia facial, realçando a sua beleza e aumentando a autoestima!

Se antes era necessário passar por cirurgias plásticas para modificar a aparência, atualmente, você pode realizar procedimentos menos invasivos, com um pós tranquilo e, muitas vezes, retornar às atividades no mesmo dia.

Na harmonização orofacial, uma grande preocupação dos profissionais é adequar o perfil do paciente, para que ele fique harmonioso.

Neste aspecto, alguns pontos são importantes, como por exemplo: elevação do supercílio, malar bem definido, nariz com ângulo adequado para cada gênero, canto de boca elevado, desenho marcado da mandíbula e boa projeção dos lábios superior e inferior e mento.

Em muitos casos, o paciente acredita ter um nariz “grande”, quando, na verdade, o queixo é retraído (para trás) ou mesmo os lábios são muito pequenos para as proporções da sua face. O objetivo da perfiloplastia é justamente resolver essas questões, proporcionando simetria e harmonia no perfil do paciente.

Como a face é uma estrutura que deve ser trabalhada em conjunto, levando-se em conta o padrão facial, linha do sorriso e análise de perfil, esses procedimentos devem ser indicados e planejados por um especialista em harmonização facial para que o resultado fique totalmente uniforme e, de fato, harmonioso.

Há pacientes que precisam mexer mais no queixo, outros no nariz, maçã do rosto, mandíbula, entre outras diversas indicações, por isso é muito importante a avaliação prévia do caso, incluindo a expectativa do paciente, para conseguir o melhor resultado.

Como cada rosto tem proporções e medidas únicas, há muitas variáveis. Os procedimentos mais utilizados nessa técnica são o Lifting Não Cirúrgico De Temporal, Rinomodelação, PreenchimentoLabial 4D, Escultura De Mandíbula e Mento.

 

Meu nome é Angela Tiburski e abaixo vou dar mais alguns detalhes sobre a perfiloplastia e os cuidados importantes pós-procedimento. Leia com atenção e siga as orientações para que o resultado seja conforme o esperado:


O que é a perfiloplastia?

A perfiloplastia é um procedimento que avalia e trata nariz, lábios e mento (queixo). Nela, é feita uma análise do perfil do paciente para avaliar quais são as técnicas necessárias para deixá-lo mais harmônico.

Esse termo também é usado na cirurgia plástica para nomear o conjunto de dois procedimentos cirúrgicos: rinoplastia e mentoplastia. Mas aqui me refiro à perfiloplastia dentro da harmonização facial.

 

Para que serve a perfiloplastia?

O objetivo da perfiloplastia é proporcionar simetria ao rosto do paciente, deixando o perfil mais harmonioso. Um exemplo bem comum: o paciente acredita que seu nariz é grande, quando, na verdade, o queixo é retraído, ou os lábios são pequenos para a proporção da face. Dessa maneira, um conjunto de técnicas pode ser utilizado para resolver a questão.

 

Como é feita a análise?

Na análise para avaliar quais serão os procedimentos utilizados na perfiloplastia, considero o padrão facial, a linha do sorriso e o perfil. Cada rosto tem suas medidas e proporções. Sendo assim, existem pacientes que precisam de uma atenção maior no queixo, enquanto outros exigem maior cuidado com os lábios ou o nariz.

Além disso, durante a avaliação, sempre levo em conta a expectativa do paciente. Por esse motivo é tão importante ter uma avaliação de um especialista em harmonização facial para garantir o melhor resultado.

 

Quais são as técnicas mais utilizadas?

Não há como definir quais técnicas serão aplicadas na perfiloplastia sem avaliar antes, pois cada paciente tem uma necessidade diferente. Entretanto, posso dizer alguns procedimentos mais utilizados, como:

  • Rinomodelação, que pode ser feita com preenchimento com ácido hialurônico e fios PDO;
  • Preenchimento com ácido hialurônico: queixo, malar (maçã do rosto), lábios, ângulo e corpo da mandíbula.

 

Para complementar a perfiloplastia e ampliar os resultados, ainda podem ser aplicados outros tratamentos. Um bastante procurado é a redução de papada, com lipo enzimática ou lipo mecânica.

 

Como é feita a perfiloplastia?

Os procedimentos da perfiloplastia dentro da harmonização facial são pouco invasivos. Ou seja, são feitos com anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar, apenas com pequenas incisões e injeções. Os primeiros resultados podem ser vistos na hora, mas o final aparece em algumas semanas.

A perfiloplastia é uma solução para dar harmonia facial, realçando os pontos positivos e suavizando as imperfeições. Dessa forma, a pessoa insatisfeita com a sua aparência, ou que deseja fazer apenas alguns “retoques”, pode corrigir o que incomoda e elevar a autoestima.

 

Abaixo alguns cuidados pós-procedimento:

  • Repouse e por 24 horas não faça atividades físicas para evitar problemas como a formação de hematomas ou edemas em excesso;
  • Evite ao máximo a exposição ao sol, pois os raios solares favorecem o surgimento de manchas nos pontos avermelhados ou arroxeados da pele. Tanto o calor como o frio em excesso podem interferir no processo de absorção do edema e manter o rosto inchado por mais tempo;
  • Não massageie o local da aplicação por pelo menos 6 horas depois de feito o procedimento. Isso inclui o uso de cremes de limpeza, protetor solar e maquiagem;
  • Passada às 6 horas após o procedimento, é importantíssimo o uso diário do filtro solar;
  • Depois do período de repouso, é importante investir em atividades físicas, pois a prática regular de exercícios retarda o envelhecimento;
  • Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos com colágeno, é essencial para manter os resultados do tratamento. Evite consumir açúcar, pois esse alimento contribui para o aparecimento de rugas. O cigarro é outro hábito nocivo que deve ser eliminado de sua vida.
  • Não adianta fazer o preenchimento com ácido hialurônico, investir em cremes e serums caros e manter uma rotina de hábitos nada saudáveis.
  • Lembre-se de comparecer ao retorno, é de grande importância para que eu possa avaliar como está evoluindo seu tratamento.

 

Compartilhe: