Blog

Preenchimento de Olheiras

Preenchimento de Olheiras

Olheiras é uma das principais queixas de nossos pacientes.

As olheiras podem se formar em qualquer fase da vida, em homens e mulheres e até crianças e em qualquer tom de pele. 

Na maioria dos casos, a genética é a maior causa por trás das suas olheiras. Se você tem essa pré-disposição, vários fatores podem agravar a condição. Por isso, é necessário investigar e avaliar direitinho qual é o tipo das suas olheiras e aí, sim, fazer um tratamento mais efetivo.

 

Os quatro tipos de olheiras:

 

Olheiras profundas:

  • Geralmente, têm coloração castanha;
  • A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra;
  • A sua causa é genética, de acordo com a estrutura óssea.

 

Olheiras pigmentares:

  • Possuem coloração amarronzada;
  • É um tipo de melasma, causado pelo acúmulo de melanina na pele fina dos olhos;
  • Mais comuns em pele negra e morena;
  • Exposição solar piora o seu aspecto.

 

Olheiras sanguíneas:

  • Têm coloração arroxeada;
  • Causadas por um acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos;
  • Desidratação, problemas como rinite alérgica podem piorar o problema.

 

Olheiras vasculares:

  • Cor ligeiramente azulada;
  • Distúrbio ao nível do sistema circulatório e retenção de líquidos;
  • Estresse, noites mal dormidas e cansaço podem causar essas olheiras;
  • A região costuma ficar inchada.

 

O que agrava as olheiras?

  • Cansaço, insônia, choro são alguns fatores que podem agravar.

As olheiras vasculares, citadas acima, são as tão conhecidas "olheiras de cansaço". Mas por que o cansaço piora nossas olheiras? É que quando nosso corpo fica cansado, ele libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo - e essa vasodilatação fica mais visível ali, na região em torno dos olhos. As olheiras de choro e insônia também acontecem pelo mesmo motivo.

 

  • Exposição solar

A exposição da nossa pele ao sol também dilata nossos vasos sanguíneos, agravando as olheiras. Além disso, as olheiras pigmentares (por acúmulo de melanina na região) também ficam mais visíveis quando expostas ao sol sem proteção solar, já que o excesso de sol na pele diminui sua espessura naquela área e aumenta a concentração de melanina ali.

 

  • Fatores externos

Tabagismo, tensão pré-menstrual, estresse, excesso de bebidas alcoólicas: tudo isso também acaba mexendo com a circulação sanguínea e favorece o aparecimento de olheiras.

 

  • Não tirar a maquiagem

Maquiagem não dá olheira mas não tirá-la antes de dormir sim. É uma questão temporária, mas se você não limpa o rosto antes de dormir, sua pele não consegue receber o oxigênio necessário e fica desidratada, fazendo com que o escurecimento indesejado apareça.

Uma outra dica simples e eficaz: evite coçar os olhos. Quem tem pré-disposição genética a acumular melanina pode acabar piorando a situação se esfregar a região, pois a fricção favorece esse acúmulo.

 

  • Envelhecimento

Ele também é um agravante. Com a diminuição natural da produção de colágeno no organismo, nossa pele tende a ficar mais flácida, podem formar aquelas olheiras mais inchadas.

 

Benefícios do preenchimento de olheiras:

  • Rejuvenescimento do olhar;
  • Melhora o aspecto de cansaço e tristeza;
  • Suaviza a aparência de olheiras profundas;
  • Pode haver o clareamento das olheiras, devido à expansão da pele;
  • Embelezamento;

 

Além dos benefícios citados acima, o procedimento é minimamente invasivo e os resultados são visíveis em pouco tempo.

 

 

O preenchimento de olheiras é muito eficaz porque, além de proporcionar mais volume, acabando com o contorno escuro aparente abaixo dos olhos, deixa a região mais hidratada.

O preenchimento da área de olhos é realizado com ácido hialurônico e possui uma duração média de 18 meses.
Ele é realizado com uma cânula sem ponta, portanto, não corta. Por ser mais comprida e mais flexível, causa menos hematomas, marcas ou inchaços.
Para cada caso é levado em consideração a anatomia, profundidade e superfície da pele para escolha do material e densidade do produto, por isso é necessário agendar uma consulta para que eu possa ser avaliada cada necessidade.

 

Existem riscos ao fazer o preenchimento nas olheiras profundas?

Como o ácido hialurônico é uma substância natural que existe na nossa pele, o preenchimento se torna uma técnica bastante segura e, por isso, é bem raro o paciente sofrer algum tipo de efeito colateral.

 

O resultado do preenchimento pode ser visto logo após a aplicação?

Sim, não é preciso esperar muito tempo para reparar os primeiros efeitos do preenchimento das olheiras. Muitas pessoas relatam que é possível notar resultados imediatos, logo após a aplicação, como o volume e o alívio do contorno na região.

 

Depois do preenchimento posso ficar sem usar o anti-idade?

Mesmo após fazer o preenchimento com ácido hialurônico a paciente deve manter a rotina de skincare, deixando, inclusive, seu produto anti-idade. Esse cuidado é fundamental para preservar o resultado do procedimento por mais tempo e evitar sinais do envelhecimento precoce, como rugas, flacidez e linhas de expressão.

 

Meu nome é Angela Tiburski, sou especialista em Harmonização Orofacial, exerço minha profissão na Orto e Arte e dou aulas de preenchimento pelo país.

Confira abaixo algumas orientações pós- procedimento de olheiras:

 

  • Não faça atividades físicas

Embora seja uma intervenção simples, o preenchimento facial requer um repouso de 24 horas para evitar problemas, como a formação de hematomas ou edemas em excesso. Por isso, nesse período, não é recomendado fazer atividades físicas, como corrida ou musculação.

As tarefas mais vigorosas no cuidado com a casa também devem ser deixadas de lado. Passado esse intervalo, já é possível retomar a rotina normalmente.

 

  • Evite fazer massagens no local da aplicação

Aplicação de ácido hialurônico pode causar a formação de edemas leves e moderados. Qualquer fricção ou toque mais vigoroso na região em que foi feito o preenchimento não deve ocorrer antes de passadas seis horas do procedimento. Isso inclui o uso de cremes de limpeza, protetor solar e maquiagem.

 

  • Evite tomar sol

A exposição ao sol deve ser evitada ao máximo, pois os raios solares favorecem o surgimento de manchas nos pontos avermelhados ou arroxeados da pele. Passadas seis horas do procedimento, o uso do filtro solar deve ser um cuidado diário.

 

  • Não se exponha a temperaturas extremas

Pois o calor e o frio em excesso podem interferir no processo de absorção do edema e manter o rosto inchado por mais tempo.

 

  • DIA SEGUINTE APÓS APLICAÇÃO

No dia seguinte após o preenchimento, massagear 2 (duas) vezes ao dia com o uso a pomada Bepantol que te dei na bolsinha - sempre pela manhã e antes de dormir. É normal e faz parte do processo inflamatório o local aplicado ficar inchado ou surgir edemas. Alguns pacientes relatam o mesmo por 3 dias, alguns por 5 dias e outros no dia seguinte não apresentam o mesmo. Esse efeito deve sair em 21 dias após o processo natural inflamatório do nosso organismo. No dia seguinte você pode e deve aplicar filtro solar, também pode fazer o uso de maquiagem se precisar.

 

  • Consulta de retorno

Após o processo inflamatório da região que é de 21 dias, não apresentará mais inchaço ou edema e podemos ver assim seu resultado. É necessário agendar uma consulta de retorno para eu acompanhar seu procedimento.

 

  • Adote bons hábitos

No entanto, não adianta fazer o preenchimento com ácido hialurônico, investir em cremes e serums caros e manter uma rotina de hábitos nada saudáveis. Depois do período de repouso, é importante investir em atividades físicas, pois a prática regular de exercícios retarda o envelhecimento.

Além disso, manter uma alimentação saudável, rica em alimentos com colágeno, é essencial para manter os resultados do tratamento. O consumo do açúcar deve ser diminuído, pois esse alimento contribui para o aparecimento de rugas. O cigarro é outro hábito nocivo que deve ser eliminado de sua vida, caso você queira que seu preenchimento dure muito tempo.

Compartilhe: